BOTOX

Sob fins terapêuticos o Botox pode ser aplicado por dentistas

O botox é a toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

A substância é famosa por ser utilizada com sucesso na correção de rugas que aparecem quando realizamos pequenos movimentos.

Indicações de Botox na Odontologia

• Terapia no tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios( bruxismo );

• Assimetrias faciais;

• Hipertrofia do músculo masseter;

• Disfunção das articulações têmporo mandibulares;

• Correção do "sorriso gengival", caracterizada pela elevação acentuada do lábio superior ao sorrir, mostrando uma faixa de gengiva grande e tornando o sorriso anti-estético.

Como age a toxina botulínica "BOTOX" ?

Quando injetada nos músculos, a toxina botulínica bloqueia a liberação da acetilcolina, uma substância neuro-transmissora responsável por promover a contração muscular. Uma vez paralisado o músculo, ocorre seu relaxamento e consequentemente a atenuação e diminuição da dor.

Em quais regiões o BOTOX pode ser aplicado?

• No 1/3 superior da face para a eliminação de rugas: aplica-se na região da testa, glabela (entre os supercílios), em cima das sobrancelhas (músculos corrugadores) e na região peri-orbitária ("pés de galinha");

• No 1/3 médio da face, acima da "asas" do nariz ( para correção do "sorriso gengival" );

• No 1/3 inferior pode ser aplicada no mento (queixo) e abaixo da comissuras labiais.

• Na ODONTOLOGIA pode ser aplicada no músculo do masséter e feixe anterior do músculo temporal para diminuir o "bruxismo" e apertamento dental.

As aplicações não são doloridas, pois as agulhas utilizadas são extremamente finas e curtas, apenas um ligeiro incômodo, a maior parte dos pacientes relata que a "picadinha" é absolutamente suportável, e alguns nem manifestam dor. Nas pessoas mais sensíveis, pode-se passar creme anestésico tópico, o qual deve ser aplicado de 30 a 60 minutos antes.

Após quanto tempo começam a aparecer os efeitos estéticos e terapêuticos do Botox?

O efeito começa a ser percebodo entre 48 e 72 horas após as aplicações, e tem o pico máximo após 15 dias, quando estabiliza.